top of page

Como eu sai de uma dívida de +250 Mil reais

  • Foto do escritor: Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira
  • 18 de jul. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 22 de jul. de 2024


divida


Bom hoje eu resolvi contar um episódio da minha vida.

Pois bem isso pode estar acontecendo com você e espero de alguma forma ajudar a entender e superar esse problema financeiro que ocorre com milhões de Brasileiros.

 

Bem, em março de 2023, havia cerca de 15,1 Milhões de brasileiros endividados, isso é cerca de 14,2 % do total da população segundo os dados do Banco Central do Brasil (BC), isto faz que eu ainda seja um deles, mas pera lá, vocês devem estar se perguntando, “então você ainda está endividado? E como isso vai me ajudar”.

Eu vos respondo meus caros leitores, SIM eu ainda estou endividado, mas a minha mentalidade mudou bastante de e vou contar a vocês, como mudou e como superei e até mesmo o quanto já quitei desta dívida difícil.

Sair de uma dívida tão alta assim não é fácil. Eu mesmo não tinha noção do tamanho e problema que isso afetaria minha vida.

Assim como a maioria dos brasileiros, minhas dívidas vêm de empréstimos, cartões de créditos, empréstimos pessoais entre outras dívidas acumulativas.

Eu mesmo não consegui mensurar o tamanho da bucha que tinha. No final do ano de 2022 a minha vida passou por muitas mudanças, bem pesadas assim por se dizer, porém minhas dívidas foram iniciadas lá em 2016 e viraram uma bola de neve até então.

Em um breve resumo, eu pagava empréstimos e cartões com novos empréstimos e cartões de crédito até que chegou um momento em que eu não tinha mais como pagar e quando eu vi estava lá, nome no Serasa, ligações infinitas e eu vivendo a vida.

Em março de 2023 eu levei um baque da vida e percebi que estava num buraco sem fundo. E graças a Deus que ele colocou uma pessoa na minha vida que olhou por fora e me ajudou muito a dar os primeiros passos.

Março de 2023 eu devia em um cartão que nem era meu, cerca de 30 mil reais e minha consciência pesou tanto que queria pagar esta fatura não importava o que eu tivesse que fazer.

Eu tinha empréstimos consignados que estavam lá na casa do 100k (com juros). Empréstimos pessoais somados a mais uns 50k. Cartões de créditos somados a 180K com juros absurdos. Credores de diversos títulos atrasados (contas de casas).

 



Foi aí que percebi que se eu quisesse construir um patrimônio, se quisesse ser feliz e dar uma vida prospera para minha família, minha filha, minha noiva que mudou minha visão e viu que estava com um cara falido, eu tinha que mudar.

 

Busquei ajuda na internet, cursos para sair da dívida, comecei a estudar o que precisa fazer.  Existem diversos canais que até ajudam em algum conteúdo, mas a prática, só dependia de mim.

Primeira coisa que fiz fui ligar para meu amigo e falar da minha situação, ele entendeu e até me ajudou, então fizemos um parcelamento que cabia em meu bolso para pagar aquele cartão. Pedi que cancelasse e não queria mais ver aquele cartão na minha frente. Aprendi com alguns canais sinceros que para sair da dívida, você sempre precisa planilhar os seus gatos.

Então fui lá e fiz. (vou disponibilizar aqui para quem quiser fazer também)

Segundo passo era tabelar as dívidas e ver o abatimento delas para ver se em algum momento você consegue quitar aquela dívida. Acompanhar sempre se haverá chances de negociação é importante para ver se cabe em seu orçamento.

Exemplo:


planilha

 

 

No exemplo acima eu coloquei uma planilha baseada no valor de parcelas, quantidades de parcelas, taxa de juros e quanto custa para quitar aquela dívida.

No meu caso esses números foram surpreendentes.  Mas para não perdemos o foco, após criar uma planilha para acompanhar e usar esta para saber o quanto eu devia.

Olhei para meu Serasa e vi as dívidas que mais poderiam me prejudicar e aquelas menores. Então me preparei.

Vi meu caixa de entrada (salário), planilhei as dívidas e vi como era possível resolver isso.

E Acreditem. Consegui negociar um empréstimo e 2 cartões de crédito a taxa 0 de juros, para mim foi uma grande vitória.

Com isso minha dívida foi diminuindo, pagando os que eu podia pagar, pagando as contas essenciais (aluguel, luz, água, telefone, internet e escola da filha).

Muitas das dívidas eu conseguia eliminar quando entrava um dinheiro a mais.

Sim, horas extras, decimo terceiro, férias, quando vendia meus produtos usados, e olha que eu vendi muita coisa para pagar as dívidas.

Em março de 2024 eu percebi que estava pagando as dívidas, mas ainda tinha muitas pela frente, porém eu precisava de mais. Foi quando eu vi precisava juntar dinheiro para quitar as dívidas impossíveis. Exatamente aquelas que citei de 30K, 50K, 150K. Foi aí que comecei a investir mesmo endividado, juntei um dinheiro e um belo dia, olhei meu Email e estava lá uma oferta de cartão de crédito. 150K por R$ 1945,32. Não acreditam? Olha aí.

 


inter

Pois é, isso me motivou mais ainda, pois essa era uma dívida que me gerava prejuízo.

Pessoal, aprendi que o tempo sempre será seu amigo se você se dedicar a correr atrás do prejuízo. Eu ainda estou correndo atrás, mas contabilizando, minhas dívidas estão em torno de 100k e um patrimônio investido em 20k (essa história eu posso contar em outra hora).



Espero ter ajudado vocês em algo e nos vermos por aí.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page